Outubro Rosa

Outubro Rosa: uma campanha que salva vidas!

O Outubro Rosa é um movimento internacional sobre a conscientização da prevenção e também do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.  Diversas organizações promovem campanhas acerca deste assunto e alertam a necessidade de realizar periodicamente a mamografia, mas também a importância de executar o autoexame nas mamas. 

 

A origem do Outubro Rosa

A Fundação Susan G. Komen for the Cure deu origem ao movimento do Outubro Rosa no início da década de 1990. A entidade promoveu uma corrida de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e utilizou-se de um acessório: o laço cor de rosa. Desde então a campanha é promovida anualmente e a partir disso, devido à grande importância da causa, o movimento ganhou importância mundialmente. 

No Brasil, um dos primeiros registros desta campanha ocorreu em 2002, em São Paulo – o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com as cores rosas, mas apenas em 2008 o movimento ganhou força nacional.

 

A importância do Outubro Rosa

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) aponta que o câncer de mama é um dos mais comuns nas mulheres, principalmente após os 35 anos. Mas, felizmente, na maior parte dos casos a doença pode ser detectada em suas fases iniciais, e assim aumentar significativamente as chances do tratamento, e consequentemente, da cura.

Inicialmente o foco do movimento era apenas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas recentemente incluíram também o câncer de colo de útero.

 

Como prevenir o câncer de mama e de colo de útero

Existem diversos hábitos que ajudam na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, bem como: evitar a ingestão de bebidas alcóolicas e parar de fumar, alimentação saudável, manter o peso corporal ideal para o seu biótipo, praticar atividades físicas regularmente e amamentação (protege as mães contra o câncer de mama, além do fato do leite materno ser o ideal para a criança e evitar o sobrepeso infantil). 

Mas além destes hábitos, para diagnosticar precocemente o câncer de mama é extremamente recomendado realizar regularmente a mamografia e o autoexame nas mamas – inclusive, é o grande foco do movimento do Outubro Rosa. Enquanto para o câncer de colo de útero, recomenda-se a vacinação e o exame preventivo (Papanicolau).  

PreviNEO – programa oncológico de prevenção e diagnósticos

A PreviNEO ajuda a promover o movimento do Outubro Rosa. Nosso grande objetivo é diminuir a incidência e mortalidade do câncer no país por meio da prevenção e diagnósticos.

Entre em contato e se torne um parceiro da PreviNEO!

 

 

 

Ficou interessado?
Estamos disponíveis para esclarecer qualquer duvida, entre em contato que responderemos o mais rápido possível.
Viva mais e melhor com a Previneo.

Open chat
Agende uma demonstração
Clique aqui e descubra como a Previneo pode ajudar na prevenção para a sua empresa