câncer de próstata

Câncer de próstata: mitos e verdades

A saúde masculina ainda é um tabu em conversas no dia a dia dos homens, principalmente quando o assunto é câncer de próstata. Pensando em conscientizar os homens sobre a saúde, a PreviNEO preparou uma lista com alguns mitos e verdades sobre esta doença. 

 

Tire suas dúvidas sobre o câncer de próstata

Primeiramente, precisamos entender o que é a próstata. Ela pertence ao sistema reprodutor masculino, fica localizada na região da pélvis, abaixo da bexiga. Ela tem a função de produzir parte do sêmen, regular o fluxo urinário e metabolizar a testosterona. O câncer de próstata acontece quando ocorre o crescimento anormal e descontrolado das células tumorais nesse órgão.

A disfunção erétil, sangue na urina ou sêmen, micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido são alguns dos sintomas frequentes, mas para saber mais sobre outros sintomas, recomendamos a leitura do nosso artigo especial do Novembro Azul.

Antes de listarmos os mitos e verdades sobre o câncer de próstata, precisamos ressaltar a importância em fazer regularmente o check up, para isso conte sempre com a PreviNEO! Aqui trabalhamos pela sua saúde, sempre buscando fazer o melhor para você!

 

  • O exame de toque retal é essencial para identificar o câncer de próstata?

Verdade!

O exame é indolor, apesar de ainda ser um tabu no universo masculino. Junto com o exame de PSA (exame dosagem de antígeno prostático específico) são importantíssimos para o diagnóstico.

 

  • Somente homens da terceira idade podem apresentar o câncer de próstata?

Mito!

A doença é frequentemente atrelada aos homens idosos, porém isso não isenta os homens de todas as idades. Portanto, procure sempre estar se cuidando.

 

  • Possuir parentes diagnosticados com câncer de próstata, aumenta a chance de um diagnóstico positivo?

Verdade!

Se no histórico familiar há parentes que já foram diagnosticados com o câncer de próstata, pode ser um alerta para redobrar os cuidados e sempre manter os exames atualizados.

 

  • O sedentarismo aumenta a chance de ser diagnosticado com a doença?

Verdade!

A ausência de práticas de atividades físicas e obesidade estão relacionadas com alterações no organismo. Por isso, a prática de esportes e uma boa alimentação ajudam a se manter mais saudável.

 

  • Se não possuo nenhum sintoma, não preciso me preocupar?

Mito!

Como já mencionado anteriormente, é sempre recomendado fazer exames médicos para se certificar que está com a saúde em dia. Lembrando que, quanto mais cedo for descoberto o câncer de próstata, existe a maior possibilidade de cura.

 

  • Preciso evitar andar de bicicleta, moto ou ter atividade sexual antes de realizar o exame de PSA?

Verdade!

O exame de PSA junto com o exame de toque retal são importantes para o diagnóstico da doença. Essas atividades devem ser evitadas entre 48 a 72 horas antes do exame.

 

A PreviNeo está sempre ao teu lado

A PreviNEO entende a importância de conscientizar os homens sobre a sua saúde. Estamos juntos para quebrar esse tabu! Acompanhe nosso blog, e fique por dentro de notícias sobre oncologia. 

Para dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco!

Ficou interessado?
Estamos disponíveis para esclarecer qualquer duvida, entre em contato que responderemos o mais rápido possível.
Viva mais e melhor com a Previneo.

Open chat
Agende uma demonstração
Clique aqui e descubra como a Previneo pode ajudar na prevenção para a sua empresa