Novembro Azul

Novembro Azul: conscientização sobre o câncer de próstata

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata – que inclusive, é o segundo tipo de câncer que mais ocorre nos homens. Portanto, a campanha do Novembro Azul é de extrema relevância para a sociedade, tanto por promover conhecimento acerca da doença, mas também por incentivar o diagnóstico precoce, mas principalmente pela quebra de estigmas relacionados ao exame clínico (toque retal).

 

A origem do Novembro Azul

A campanha teve início na Austrália, em 2003, mas no Brasil foi apenas promovida e comemorada em 2008. O Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e diversas empresas realizam ações para divulgar a importância do diagnóstico precoce e promovem a conscientização a respeito da doença e do exame clínico.

Oficialmente, 17 de novembro é o Dia de Combate ao Câncer de Próstata, e assim como no Outubro Rosa, vários monumentos e pontos turísticos das cidades do Brasil são iluminados na cor azul durante o mês de novembro.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é uma forma muito efetiva para obter a cura da doença. Diante disto, a PreviNEO incentiva todos os homens a estarem alertas aos principais sintomas, mas também aos homens acima de 40 anos estarem realizando regularmente o exame clínico.

 

Os principais sintomas do câncer de próstata

Normalmente, o estágio inicial do câncer de próstata é assintomático – inclusive, este é um dos outros motivos que o Novembro Azul incentiva os homens a realizarem os exames de diagnóstico precoce.

Durante as fases mais avançadas, os sintomas mais frequentes são:

  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Micção frequente;
  • Nictúria (que é a vontade de urinar frequentemente à noite);
  • Sangue na urina ou sêmen;
  • Disfunção erétil;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
  • E dores no quadril, coxas, costas, ombros e outros ossos caso a doença já se disseminou.

 

Saiba mais sobre o tratamento e prevenção

Os principais fatores de risco estão ligados à idade (a cada 10 homens diagnosticados no Brasil, 9 deles têm mais de 55 anos), ao histórico familiar, sobrepeso e obesidade.

As prevenções são as mesmas para os outros tipos de câncer: alimentação saudável, prática de atividades físicas com regularidade, parar de fumar e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, e manter o peso corporal adequado.

O tratamento pode ser feito de algumas formas de acordo com cada caso. De modo geral, o principal tratamento é a cirurgia oncológica, mas também tem a radioterapia, tratamento hormonal e observação vigilante. Há casos em que existe a necessidade de combiná-los para maior eficácia!

 

 

PreviNEO e Novembro Azul – faça parte desta importante campanha!

A PreviNEO sabe da importância de incentivar a conscientização masculina acerca do câncer de proposta tanto para diminuir a incidência da doença, mas também para promover a quebra de tabu a respeito do exame clínico.

Somos especialistas em programas oncológicos de prevenção e diagnósticos! Para quaisquer dúvidas, entre em contato conosco!

 

Ficou interessado?
Estamos disponíveis para esclarecer qualquer duvida, entre em contato que responderemos o mais rápido possível.
Viva mais e melhor com a Previneo.

Open chat
Agende uma demonstração
Clique aqui e descubra como a Previneo pode ajudar na prevenção para a sua empresa