No mês de abril, tivemos o privilégio de participar do Demo Day organizado pela Unimed Fesp + Vitall Inovação e Liga Ventures, em parceria com a Unimed de Sorocaba. O Demo Day marcou o encerramento de um ciclo de inovação promovido por essas empresas, no qual centenas de startups se inscreveram, mas apenas 4 foram selecionadas, incluindo a equipe da Previneo.
Durante o projeto, trabalhamos para promover o bem-estar dos colaboradores e dependentes, obtendo lições valiosas. Gesner Filoso, membro do conselho executivo da Previneo, que nos representou no Demo Day, consolidou algumas dessas lições para empresas e startups neste breve artigo.
Esperamos que gostem!
1. As grandes empresas precisam mudar sua mentalidade.
As grandes empresas devem adotar o ‘Pensamento Startup‘. Hoje, os princípios fundamentais para as grandes empresas de cuidados de saúde incluem estimular a inovação contínua, dar prioridade à velocidade e concentrar-se no impacto global e social das suas iniciativas.
Essa mentalidade não é exclusiva da saúde; está se tornando um imperativo universal. Tendo navegado pela mundo Corporativo durante décadas, testemunhamos essa evolução em primeira mão. Embora a velocidade seja valorizada há muito tempo, trabalhar mais próximo de startups nos lembrou a importância da “agilidade” – uma distinção sutil. Agilidade engloba velocidade, mas também flexibilidade, inovação e capacidade de articulação rápida quando necessário. A agilidade das startups neste programa contrastou fortemente com a maquinaria corporativa tradicional.
2. Líderes constroem ecossistemas, não soluções.
Os ecossistemas de inovação são vitais para a sobrevivência das grandes empresas hoje, uma vez que não podem inovar sozinhas.
A era das empresas, aceleradores e startups que colaboram sob o mesmo teto veio para ficar, por isso o papel das grandes empresas e dos seus líderes já não é apenas definir soluções, mas definir o sucesso. A remoção de obstáculos e a transição da confiança para a humildade, do fornecimento de respostas para a formulação das perguntas certas, capacita as suas equipas a procurar soluções para além das suas paredes.
Por exemplo, enquanto a Unimed tinha um algoritmo semelhante para medir o risco de pacientes desenvolverem câncer e outras doenças, a Previneo está totalmente dedicada a isso, com uma equipe mais rápida, ágil, testada e experiente trabalhando todos os dias, ajudando assim a Unimed a mova-se mais rápido. A terceirização da inovação, assim como as tecnologias especializadas, agora proporciona ROIs mais elevados, promovendo avanços rápidos. É a era da colaboração – encontre seu(s) parceiro(s) de dança ou viva com a estagnação.
3. A tecnologia é agora o destino?.
Não.
Seja IA, Machine Learning ou Analytics, eles são ferramentas, não o objetivo final. Vimos claramente neste programa que, ao transformar-se, você deve avaliar rapidamente se é o movimento certo e se o está fazendo de maneira eficaz. Implementar tecnologia ou criar postos de inovação não é suficiente.
A história mostra que experimentar novas tecnologias é sensato, mas, por exemplo, se você não tiver um gerenciamento de dados forte e os canais de seus clientes não estiverem integrados, você deveria estar falando sobre Omnichannel CX, não sobre IA! Objetivos claros, não apenas tecnológicos, impulsionam o sucesso. Mantenha o foco nos objetivos reais para navegar com sabedoria na implementação da tecnologia.
4. Concentre-se no impacto: perfeição é distração.
Menos não é preguiça; a perfeição é uma distração.
Veja a Previneo, por exemplo. A startup sabia que sua solução não era perfeita e que o tempo e os recursos eram limitados durante o programa. Por isso, priorizamos a simplicidade, a agilidade e a otimização de custos em detrimento da perfeição.
Ao abordar as principais lacunas e concentrar-se no impacto, a Previneo identificou um risco de cancro de 22% entre a população analisada – uma revelação chocante que permite ações preventivas e, esperamos, vidas mais longas e melhores. Essa priorização de insights críticos em vez de interfaces de back-end perfeitas ou relatórios totalmente automatizados foi essencial.
Lembre-se, na busca pelo impacto, a perfeição muitas vezes pode levar à distração.
5. Domine a arte de equilibrar extremos.
A inovação não prospera com grandes saltos, mas com inúmeras tentativas e erros.
Este programa e muitas outras experiências que tivemos na vida mostram que o progresso nasce da superação de contratempos inevitáveis. Como se costuma dizer, é como montar um avião em queda livre de um penhasco. Para ter sucesso, você deve dominar os extremos – especialmente na liderança. Construir a cultura e o ambiente certos, atraindo o talento certo, sempre terá mais valor do que ter a melhor tecnologia.
No processo de mudança, crescimento e inovação, alguns dias trazem vitórias incríveis, outros quedas vergonhosas; nenhum dos dois é predominante. Abrace a montanha-russa emocional da transformação, persevere, seja resiliente, aprenda com tudo e siga em frente.
A grande lição (final).
Começar ou fazer algo novo não é fácil. Através da nossa experiência com na Previneo ou durante este programa com a Unimed, e em muitos outros projetos, aprendemos que é uma jornada cheia de exposição, desafios e frustrações.
Mas não deixe que os contratempos o derrotem; deixe-os impulsioná-lo para frente. Lembre-se de que disciplina e consistência sempre compensam e você não está sozinho. Como disse uma vez o cofundador da Nike, Bill Bowerman:
“Os covardes nunca começaram e os fracos morreram no caminho – ao final, sobram pessoas como nós.”
Abrace a jornada e não deixe que nenhuma decepção e frustração o derrote; deixe isso te guiar. É onde a resiliência é forjada.
Link para post original: Aqui (Linkedin, Gesner Filoso)
______________
Sobre a Unimed:
A Unimed é a maior cooperativa brasileira de trabalho médico e operadora de planos de saúde, com mais de 100 mil médicos filiados. Para mais informações, acesse: www.unimed.coop.br/
Sobre a Vitall Inovação:
A Vitall é uma afiliada de inovação da Unimed em São Paulo, Brasil, buscando soluções tecnológicas para as necessidades do grupo. Para mais informações, acesse: vitallinovacao.com.br
Sobre Liga Ventures:
Fundada em 2015, a Liga Ventures é pioneira no mercado brasileiro de aceleração corporativa e corporate venture. É a maior rede de inovação aberta da América Latina, com um portfólio de mais de 25 mil startups, mais de 350 startups aceleradas e mais de 450 projetos conduzidos entre essas startups e grandes corporações.Para mais informações, acesse: https://liga.ventures/
Sobre Previneo:
A Previneo é a primeira startup brasileira a aplicar soluções de inteligência artificial para identificar potenciais riscos à saúde e salvar vidas. Fundada em 2015, a Previneo já atendeu quase 100 mil pessoas em organizações públicas e privadas em todo o Brasil na prevenção digital de saúde. A empresa tem sido aclamada por diversas empresas e organizações por democratizar o acesso aos cuidados de saúde e revolucionar a prevenção dos cuidados de saúde.