Março lilás e azul marinho: combate aos cânceres de colo de útero e colorretal

Março é um mês importante para a conscientização sobre a prevenção e o combate aos cânceres de colo de útero e colorretal. Essas duas doenças são responsáveis por muitas mortes em todo o mundo, mas podem ser prevenidas com a adoção de hábitos saudáveis e exames regulares.

pexels-thirdman-7659454

Para chamar a atenção para essa causa, o mês de março foi escolhido para ser o Março Lilás e Azul-Marinho, respectivamente. O lilás é a cor escolhida para a campanha de prevenção do câncer de colo de útero, enquanto o azul-marinho é a cor escolhida para a campanha de prevenção do câncer colorretal.

  • O câncer de colo de útero é causado pela infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) e pode ser prevenido com a vacinação e com o exame de Papanicolau, que deve ser realizado regularmente pelas mulheres a partir dos 25 anos de idade.
  • Já o câncer colorretal pode ser prevenido com a adoção de uma dieta saudável, rica em fibras e com a realização de exames regulares a partir dos 45 anos de idade.
 

Sintomas

  • Diarreia ou constipação.
    Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
  • Presença de sangue nas fezes.
    Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
  • Cansaço e fadiga.
  • Perda de peso sem um motivo específico. 

Com a nossa AI a Previneo mapeou alguns dados:

  • 4,6% de mulheres com alto risco para câncer de útero e dessas 87% nao tomaram ou nao sabem se tomaram vacina para o HPV 

 

  • 73% de mulheres que não tomaram ou nao sabem se tomaram as 3 doses da vacina contra HPV

Com esses dados também foram identificados 13% da população que preencheu entrevista para câncer de cólon com alto risco

Neste Março Lilás e Azul-Marinho, é importante que todos nós nos engajemos na luta contra esses cânceres. Divulgue informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, incentive a realização de exames regulares e apoie instituições que trabalham no combate ao câncer.

PreviNEO –  Tenha uma experiência com a nossa AI que identifica possíveis risco a saúde

A PreviNEO sabe da importância de incentivar a conscientização da prevenção e convida você a conhecer mais o nosso trabalho
 
Referências:
 

Ficou interessado?
Estamos disponíveis para esclarecer qualquer duvida, entre em contato que responderemos o mais rápido possível.
Viva mais e melhor com a Previneo.

Open chat
Agende uma demonstração
Clique aqui e descubra como a Previneo pode ajudar na prevenção para a sua empresa