O câncer de próstata não tem uma causa majoritária, ao contrário dos tumores de pulmão ou útero. Os dois maiores fatores de risco identificados até hoje são a idade (mais comum em homens acima de 50 anos) e genética (pai ou irmão com histórico da doença aumenta de 3 a 10 vezes a chances de manifestação).
Dessa maneira, mais do que prestar atenção a uma possível causa, é necessário praticar hábitos saudáveis para estar com a saúde em dia — algo que ajudará não apenas na prevenção do câncer de próstata, mas de outros males também.
Estudos científicos indicam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos (principalmente soja) e cereais integrais ajuda na prevenção do câncer de próstata. Também é sugerida a prática regular de exercícios e diminuição no consumo de álcool e tabaco. Realizar exames periódicos após os 45 anos também é recomendado.
Os sintomas do câncer de próstata podem ser um tanto quanto complicados, pois assemelham-se aos sintomas do crescimento natural da próstata. Apesar disso, podemos citar as seguintes manifestações:
Garanta a tranquilidade dos seus funcionários com a PreviNEO. Entre em contato e previna-se!